Sobre Sérgio Habib e o Grupo SHC

Brasileiro filho de imigrantes franceses e formado em engenharia elétrica, Sérgio Habib despontou na indústria automotiva nacional ao fundar o Grupo SHC no início da década de 1990. Com 35 anos de história recém-completados, o Grupo SHC iniciou sua expansão trazendo a Citroën para o país, tornando-se o maior representante da marca francesa no mundo. 
A empresa também ficou conhecida por representar marcas premium no Brasil, como Aston Martin, Hummer e Jaguar, além de consolidar uma ampla rede de concessionárias de montadoras como Volkswagen e Ford, tornando-se o maior grupo representante da norte-americana no Brasil e sétimo no mercado global.

Em 2011, Habib deu início a um dos projetos mais ambiciosos de sua carreira: a chegada da JAC Motors ao Brasil. A estratégia da montadora chinesa era clara — oferecer veículos de preço competitivo, com amplo pacote de equipamentos e garantia estendida. O movimento atraiu consumidores em busca de novidades e de carros com excelente relação custo-benefício.

Nos anos seguintes, mudanças regulatórias, flutuações cambiais e o alto custo de manter operações de importação criaram desafios significativos. Ainda assim, Habib manteve-se à frente da operação da JAC no Brasil e apostou em um caminho ousado: a eletrificação total da marca no país. Em 2018, a JAC se tornou a primeira montadora a ter um catálogo 100% elétrico no mercado brasileiro, conquistando muitos clientes frotistas e obtendo 50% de participação no segmento de utilitários elétricos – marca que mantém até hoje. 

O Grupo SHC também passou a investir em outro mercado que segue em expansão no país: o de ônibus elétricos. Assim, no primeiro semestre de 2024, a empresa trouxe ao Brasil a linha de ônibus da Ankai, uma das marcas mais importantes nesse segmento e que exporta seus veículos para mais de 100 países globalmente, como França, Reino Unido, EUA e Arábia Saudita. 

O Grupo SHC também passou a investir em outro mercado que segue em expansão no país: o de ônibus elétricos. Assim, no primeiro semestre de 2024, a empresa trouxe ao Brasil a linha de ônibus da Ankai, uma das marcas mais importantes nesse segmento e que exporta seus veículos para mais de 100 países globalmente, como França, Reino Unido, EUA e Arábia Saudita. 

Além disso, a JAC recentemente ampliou sua atuação ao entrar em um segmento que cresce continuamente no Brasil: o de picapes médiasturbodiesel. Impulsionada pelo fortalecimento do agronegócio, a marca lançou a Hunter, uma picape com tração 4×4, ampla lista de equipamentos e a maior capacidade de carga da categoria, mantendo sua característica de oferecer a seus clientes um excelente custo-benefício.

acompanhe aos vídeos do Sergio Habib

participações em podcasts e entenda
mais sobre a JAC e o mercado automobilístico.