Grupo SHC. Sucesso e inovação no mercado
automotivo brasileiro.

História do Grupo SHC

Ao longo de 32 anos de atuação no mercado automotivo brasileiro, o Grupo SHC já comercializou mais de 1 milhão de veículos novos e usados e é reconhecido como uma das mais importantes companhias de varejo do país. Nascido sob a essência da inovação e com vocação disruptiva, o Grupo SHC sempre trouxe mudanças que ditaram novos rumos ao mercado automotivo brasileiro. Foi assim em 1990, quando o Brasil possuía apenas quatro marcas locais e o Grupo SHC foi nomeado como importador e representante exclusivo da Citroën no Brasil, primeira marca francesa a atuar no mercado brasileiro. Em paralelo, o Grupo SHC começou a atuar na linha premium de alto luxo, com novas unidades de negócios de importação: Jaguar (de 1994 a 2013), Hummer (1995-1997) e Aston Martin (de 2010 a 2017). O Grupo SHC chegou a se tornar o maior grupo em volume de vendas da marca francesa no mundo e atuou como representante exclusivo da Citroën no Brasil até 2001. Quando houve a inauguração da fábrica da PSA Peugeot-Citroën no país, Sergio Habib foi nomeado Presidente da Citroën brasileira e desenvolveu a marca até atingir quase 3% de participação. Em 2008‎, ele se desligou da PSA para retomar à gestão do Grupo SHC, de olho na construção de uma nova marca de automóveis no país e tendo as montadoras chinesas como alvo. Abriu também pontos de venda de outras bandeiras, como Ford, Volkswagen, Peugeot e Land Rover.

JAC Motors

Um ano mais tarde, após um profundo estudo do mercado chinês, o Grupo SHC optou por representar a marca JAC Motors no Brasil, assinando o contrato de representação para o mercado brasileiro. Habib explica que escolheu a JAC devido ao centro de design, pesquisa e desenvolvimento de Turim (Itália), onde os modelos eram desenhados por estilistas europeus de diversas nacionalidades, pelas fábricas modernas, robotizadas, organizadas e limpas e pelos produtos construídos ao gosto do consumidor brasileiro. A empresa preparou-se durante um ano e meio, realizando testes de longa duração dos primeiros automóveis para adaptá-los perfeitamente às condições brasileiras e, simultaneamente, iniciou a construção de 50 concessionárias, que seriam inauguradas no mesmo dia: 18 de março de 2011 (Dia J), exatamente quando a JAC Motors nasceu oficialmente no Brasil. A maior virtude trazida pelos modelos da JAC Motors era a excelente relação custo/benefício, uma vez que os modelos eram extremamente bem equipados (air bag duplo, ABS, CD player, rodas de liga leve, trio elétrico, entre outros itens, todos de série). O “completão” da JAC era, de fato, disruptivo no panorama do mercado brasileiro da época. Tanto que, alguns meses depois, o governo Dilma, em um impulso protecionista, aumentou os impostos para carros importados, cedendo ao pesado lobby das marcas instaladas no país. Com alta capacidade de adaptação, o Grupo SHC reformulou suas operações no Brasil, dando continuidade, nos anos seguintes, a todos os lançamentos de novos produtos anteriormente programados. Vieram novos automóveis de passeio, SUV´s e até veículos comerciais.

VEÍCULOS 100% ELÉTRICOS

O ano de 2019 traria uma completa disrupção no setor: o Grupo SHC resolve apostar nos carros elétricos. Quinto maior fabricante de veículos 100% elétricos do mundo, a JAC Motors foi a primeira marca no Brasil a lançar uma família de veículos 100% elétricos. Bem-sucedida em sua estratégia de vanguarda, a marca deu prosseguimento à ampliação da família e trouxe, entre 2020 e 2021, novos modelos 100% elétricos para ocuparem segmentos inéditos, compondo o maior e mais diversificado line-up de veículos elétricos do Brasil. E quanto algumas marcas possuem um veículo elétrico em sua linha, a JAC MOTORS possui uma linha completa de veículos elétricos. Hoje a família é composta pelos modelos de automóveis de passeio: Hoje a família é composta pelos modelos de automóveis de passeio:

E-JS1 (City car)
E-JS1 EXT (versão aventureira do E-JS1)
E-JS4 (SUV)
E-J7 (Sedã)

COMERCIAIS LEVES 100% ELÉTRICOS

Além dos carros de passeio, a JAC MOTORS é a única marca no Brasil que possui uma linha completa de comerciais leves 100% elétricos:iEV750V (Van de carga)
iEV750VIP (Van de passageiro)
iEV350T (VUC)
iEV1200T (Caminhão Urbano)

Esses modelos oferecem custo de abastecimento 6 vezes menor; custo de manutenção até 6 vezes mais baixo que modelos com motores térmicos (tradicionais); zero emissão de poluentes; silêncio e maciez ao rodar; e diversas outras vantagens tecnológicas advindas de uma solução que – o mundo inteiro já aposta – chegou para ficar.