FAQ ELÉTRICOS

IMPRIMIR FAQ

O que significa iEV?

iEV é a linha de veículos elétricos da JAC e significa “Intelligent Electric Vehicle” - Veículo Elétrico Inteligente. São veículos 100% elétricos, com zero emissão de CO2. 

A linha de veículos JAC iEV tem ZERO emissão de CO2?

Sim, a linha iEV da JAC é composta apenas por veículos 100% elétricos, com zero emissão de CO2. Ao contrário de um motor a combustão, o trem de força da linha iEV não possui escapamento e, por isso, não emite CO2 durante a condução.

Há alguma economia financeira ao adquirir um veículo elétrico?

Sim, os veículos elétricos são menos complexos mecanicamente do que os modelos térmicos. Por isso, são mais amigáveis com o meio ambiente e também com seu bolso, apresentando uma redução em até 6 vezes no custo de combustível e manutenção em relação aos veículos térmicos. Vale ressaltar que a economia se acentua quanto mais se roda.

A economia também aparece no IPVA, que é reduzido ou tem isenção para elétricos em alguns estados do Brasil.

Em São Paulo, a linha iEV é isenta do rodízio municipal.

Em nosso site você pode fazer uma simulação destes custos, utilizando uma calculadora especial.

Quantos quilômetros posso percorrer com meu iEV40?

O JAC iEV 40 possui uma bateria de 40kWh e tem autonomia média de 300 km, de acordo com a norma NEDC (Norma Européia).

Entretanto, em testes realizados em ciclo rodoviário e urbano, aqui no Brasil, constataram uma autonomia máxima de 350 km, com o ar-condicionado desligado, sem acelerações bruscas e com o modo ECO ativado.

Quantos quilômetros posso percorrer com meu iEV20?

O JAC iEV20 possui uma bateria de 43kWh e três modos de condução, Low, Eco e Sport.

No modo Low a velocidade máxima é limitada a 63km/h e o sistema de freio regenerativo atua mais intensamente. Neste modo a autonomia do iEV20 é de 400 km com o Ar Condicionado desligado.

No modo Eco não há limitação de velocidade e o sistema de freio regenerativo continua atuando fortemente. Neste modo a autonomia do iEV20 é de 320 km com o Ar Condicionado desligado.

No modo Sport não há limitação de velocidade, a aceleração é mais forte e a atuação do sistema de freio regenerativo é mais branda. Neste modo a autonomia do iEV20 é de 300 km.

Qual a diferença entre um carro elétrico e um carro híbrido?

O carro elétrico possui apenas um motor elétrico alimentado pela eletricidade armazenada nas baterias, ou seja, nenhuma emissão de poluentes no meio ambiente.

O carro híbrido possui dois motores: um elétrico e outro térmico (convencional à combustão), ou seja, existe emissão de poluentes no meio ambiente.

Em função disso, possui uma mecânica extremamente complexa, com toda parte convencional de um veículo térmico, toda a parte convencional de um veículo elétrico, e uma eletrônica sofisticada para gerenciar os dois grupos propulsores.

Outra diferença importante é que um veículo híbrido gera muito mais manutenção que um veículo elétrico.

Como faço para carregar meu JAC iEV 100% elétrico?

Fique tranquilo, carregar seu iEV é algo simples e muito parecido com o que você já faz com seu celular. Aliás, você sabia que na Europa a maioria dos donos de veículos carrega durante a noite em casa? (Dados: 60% dos usuários na Europa e EUA carregam em suas residências, 30% no trabalho, 5% em shoppings, mercados e restaurantes, e apenas 5% em postos de recarga.)

O tempo da recarga varia em função do carregador utilizado.

Todos os carros da linha iEV vem com um carregador portátil no porta malas. É possível carregar seu veículo utilizando este carregador em uma tomada 220V residencial comum de 20 amperes. O tempo de uma recarga completa com este carregador é de 14 horas em média.

Recomendamos porém que você tenha em sua residência um “Wall Box” homologado pela JAC. A JAC possui um parceiro para fazer este trabalho para você, ele fará a inspeção e instalação desta infraestrutura em sua residência, orçado a parte com o fornecedor.

O “Wall Box” da JAC possui capacidade de recarga de 7,4 kWh e é a melhor maneira de carregar seu JAC iEV. Com este carregador uma recarga completa é feita em cerca de 6 horas e você consegue gerenciar e programar a recarga de seu veículo. Uma carga de 20% a 80% por exemplo é feita em apenas 3 horas.

Porque o veículo elétrico é mais caro?

O custo de aquisição do carro elétrico, em relação a um carro térmico, é mais caro no mundo inteiro. Porém, o custo total de propriedade, considerando combustível, manutenção e valor de revenda (residual) é menor do que de um carro térmico.

Acesse a calculadora em nosso site e faça suas simulações de acordo com seu perfil.

Os veículos da linha iEV tem alguma fonte de energia auxiliar caso eu fique sem bateria?

Não, a linha iEV é 100% elétrica, ou seja, sua única fonte de propulsão é a energia armazenada nas baterias. Entretanto, caso seja necessário, é possível fazer a recarga de forma lenta utilizando uma tomada convencional e o carregador portátil que fica no porta malas de seu iEV.

Como acompanhar o nível de bateria de meu JAC iEV?

Esta informação pode ser verificada no painel do veículo, que exibe, entre outras informações, a potência e a autonomia remanescente.

É possível instalar um carregador em meu condomínio?

Sim, mas é importante verificar junto ao síndico de seu condomínio se a instalação é permitida. Existem diversos tipos de carregadores que podem ser instalados. Alguns modelos possuem medidores de consumo e cartões de identificação de usuário, que podem ser utilizados para rateios e cobranças individualizadas.

Como sei se a rede elétrica de minha residência possui capacidade para carregar meu iEV?

A potência dos carregadores, tanto o portátil quanto o “Wall Box”, em geral, é equivalente à de aparelhos domésticos de ar condicionado de tamanho médio ou um bom chuveiro elétrico. O fornecedor homologado pela JAC irá avaliar sua residência e proceder com a instalação.

Quanto o uso do ar-condicionado reduz a autonomia do veículo?

A autonomia dos veículos da linha iEV normalmente é reduzida em 10% a com a utilização do arcondicionado, dependendo da temperatura externa. Interessante notar que nos veículos da linha iEV, o Ar Condicionado não tira potência do motor.

Os veículos da linha iEV são ecológicos?

A linha JAC iEV é composta por veículos 100% elétricos com emissão zero de poluentes no meio ambiente.

Para amenizar ainda mais os impactos causados, a JAC cuida para que as baterias sejam recicladas e alguns componentes sejam descartados corretamente.

No fim de vida das baterias dos carros da linha iEV, elas serão recicladas para fabricar novas baterias ou encaminhadas para residências e comércios, servindo como fonte de energia de reserva e gerando economia na conta de luz.

Quanto vai aumentar minha conta com o carro elétrico?

O aumento em sua conta depende da utilização do veículo e preço do kWh praticado por sua concessionária de energia.

Na media, se você rodar mil quilometros em um mês, o aumento em sua conta de luz será entre R$ 60,00 e R$ 80,00, o equivalente a um aparelho de Ar Condicionado.

Como velocidade e aceleração afetam a autonomia?

Acelerações bruscas e altas velocidades gastam mais energia do uma condução branda e contínua, assim como em um veículo térmico. Recomendamos uma direção suave para otimizar sua autonomia.

Os freios da linha iEV são regenerativos?

A tecnologia de freios regenerativos da linha iEV, denominada i-Pedal, é um sistema inteligente que regenera automaticamente a energia da bateria ao tirar o pé do acelerador, independentemente dos freios. O motor se transforma em um gerador e recarrega a bateria toda vez que o condutor para de acelerar. Em caso de frenagem mais pronunciada, as pastilhas de freio entram em ação e o carro para mais rapidamente.

Vale destacar que as pastilhas de freio dos veículos da linha iEV duram sensivelmente mais, se comparadas às de um carro térmico, graças ao sistema de frenagem regenerativa.

Curiosidade: você também pode regular a intensidade do sistema de frenagem regenerativa, aumentando sua autonomia.

O que acontece se meu carro elétrico for atingido por um raio?

Nada! No evento improvável de seu iEV ser atingido por um raio, existem sistemas de proteção que vão impedir que ocorram danos à bateria.

Posso lavar um carro elétrico em um lava-jato?

Sim, da mesma maneira que um carro térmico convencional.

Posso recarregar um carro elétrico enquanto estiver chovendo?

Sim, apenas tome as mesmas precauções que tomaria com qualquer outro equipamento elétrico, ou seja, evite que a água entre em contato direto com os conectores.

Posso passar com um veículo da linha iEV por uma inundação?

Sim, tanto a bateria quanto os conectores de todos os veículos da linha iEV são blindados, sendo possível atravessar uma inundação em que a altura da água esteja até a metade das rodas.

Os veículos da linha iEV possuem garantia?

Sim, o período de garantia dos veículos da linha iEV é de 5 anos sem limite de quilometragem.

A bateria do carro pode ficar “viciada”?

A bateria é projetada para evitar problemas como a redução antecipada de sua capacidade. Para assegurar seu correto funcionamento e durabilidade, recomenda-se sempre seguir as instruções de recarga fornecidas no Manual do Proprietário do Veículo.

Qual a vida útil da bateria dos veículos da linha iEV?

A bateria é projetada para cumprir 2.500 ciclos de carga, ou seja cerca de 750 mil quilômetros levando em consideração a autonomia de cada iEV.

É possível substituir os módulos da bateria individualmente ou apenas ela por inteiro?

A bateria dos veículos da linha JAC iEV é composta por diversos módulos, que podem ser trocados individualmente em caso de defeito ou caso seja necessário.

As baterias podem ser recicladas?

No fim de vida das baterias dos carros da linha iEV, elas serão recicladas para fabricar novas baterias ou encaminhadas para residências e comércios, servindo como fonte de energia de reserva e gerando economia na conta de luz.

Consigo realizar um test-drive nos veículos da linha JAC iEV?

Sim. Neste momento, 11 concessionárias da JAC pelo Brasil possuem ao menos um veículo da linha iEV para você experimentar. Confira os endereços em nosso site. Será um prazer recebê-lo!

Como faço para comprar um veículo da linha iEV?

Todas as concessionárias da JAC no Brasil estão aptas a vender veículos da linha iEV. Temos vendedores especificamente treinados para isso. Confira os endereços em nosso site. Será um prazer recebê-lo para esta experiência!

Qual o tempo de espera para eu retirar meu veículo da linha iEV?

Caso seu veículo da linha iEV não esteja disponível para pronta entrega, você poderá acompanhar o andamento do seu pedido através de um atendimento especializado.