E-JT18,0 é o primeiro caminhão semi-pesado 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. Por ser totalmente livre de emissões, o modelo promete atender à demanda exponencial de empresas e frotistas que precisam diminuir a emissão média de poluentes de suas respectivas frotas. Dono de uma proposta objetiva para melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, o modelo da JAC atende aos anseios de empresas (e seus investidores), frotistas, autoridades e clientes. Além disso, ele possui altíssima praticidade de uso e seu custo operacional é o mais baixo (disparado) do mercado.
Oferecido em versões urbana e rodoviária, que podem variar o tamanho da cabine e o comprimento total (7,20 m ou 8,12 m), onde na versão mais longa é possível instalar o terceiro eixo, o JAC E-JT 18,0 possui packs modulares de baterias, que darão maior ou menor autonomia. Para versão urbana, onde não há necessidade de percorrer grandes distâncias diárias, a recomendação é o uso de uma bateria de 141 kWh de capacidade máxima de fosfato de ferro-lítio, da CATL (maior fabricante mundial de baterias). Nesse modelo.
Para a versão rodoviária, ele vai receber um caminhão com o dobro de capacidade de carga – 282 kWh –, Em ambos os modelos, urbano ou rodoviário, o cliente pode requisitar a versão com 3º eixo, o que amplia o PBT para 26 ton e pode ter diversas aplicações, como coleta de lixo urbana ou betoneira.
Como qualquer JAC Motors, independentemente da propulsão elétrica ou a combustão, o E-JT 18,0 é muito bem equipado. Como principais itens, ele possui freios dianteiros com discos ventilados, de operação pneumática e ABS, além de já contar com controle eletrônico de tração e estabilidade (TCS + ESC). O modelo também vem com Auto Hold (imobiliza o veículo em aclives e declives), freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, Hill Assist (assistente de partida em rampa), corte de tensão e destravamento de portas pós-colisão e uma infinidade de itens de conforto: ar-condicionado automático, câmera panorâmica 360 graus, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, DRL (luzes com LED diurno), vidros e trava das portas com acionamento elétrico, além de central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, que já vem com pacote Google e garante espelhamento de celular.
As duas opções do JAC E-JT 18,0 serão impulsionadas por um motor 100% elétrico que desenvolve 225 cv de potência, com 1.000 Nm de torque máximo. É um torque fenomenal para essa aplicação, considerando que o concorrente a diesel mais vendido dessa categoria de mercado desenvolve somente 700 Nm. Na prática, em condições de PBT, o E-JT 18,0 arranca tranquilamente em rampas com até 30% de inclinação – como se estivesse vazio. Acoplado ao motor elétrico, o modelo possui um câmbio automático de seis marchas. É uma forma de garantir arrancadas sem consumir tanta energia elétrica, pois o motor teria torque para impulsioná-lo.